O Instituto - Veja Nossa Missão
O IPVCC é uma associação sem fins lucrativos (OSCIP) criado pela família do Presidente de R.I. 1990-1991 Paulo Viriato Corrêa da Costa, contando com total apoio e participação da Sra. Rita Corrêa da Costa, com a colaboração decisiva dos Governados Decanos Eduardo de Barros Pimentel D.4610, Antonio José da Costa D.4430, Octavio Vallejo D.4420, dos Diretores de Rotary International desses Distritos, José Alfredo Pretoni e José Antonio Figueiredo Antiório, do Decano do Colégio de Diretores de R.I. do Brasil, Mário de Oliveira Antonino, do Presidente de Rotary International 1996-97 - Luis Vicente Giay e dos Rotary Clubs de Santos e de São Paulo - Parque do Ibirapuera.
O IPVCC tem como objetivo, eternizar o nome do grande homem, brasileiro visionário e rotariano emérito, Paulo Viriato Corrêa da Costa, através de trabalhos voltados ao meio ambiente e educação.
Um Homem de Visão
Paulo
Viriato nasceu em Santos, SP, casou-se com
Rita em 1955 e teve quatro filhos e três netos. Católico
praticante, atuou em vários movimentos religiosos, tendo
sido sagrado “Cavaleiro da Soberana Ordem Militar de
Malta”, ligada ao Vaticano.
Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie,
esteve à frente de um dos mais respeitados grupos de
empresas da cidade de Santos, que incluía a Construtora
Arena, com mais de 320 obras na região.
Paulo estendeu sua atuação empresarial aos setores de
Navegação e Bancário. Esteve fortemente envolvido com
iniciativas de cunhos cultural, social e filantrópico,
e por sua atuação foi agraciado com o título de Cidadão
Emérito da Cidade de Santos.
Por seu envolvimento com Rotary, pode colaborar efetivamente para que vários projetos comunitários fossem implantados na cidade, inclusive liderando o movimento que obteve de Rotary International, os recursos - mais de US$ 6 milhões – para a compra das vacinas para a erradicação da pólio no Brasil.
Foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo com a “Ordem Superior do Ipiranga” e pela Câmara Municipal de São Paulo com a “Medalha Anchieta” e o “Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo”.
Seu trabalho como Rotariano foi reconhecido através de mais de 32 condecorações que recebeu de governos municipais, estaduais e federais no Brasil e no Exterior. Quinze cidades no mundo o agraciaram com o título de Cidadão Honorário e mais de 100 unidades rotárias do Brasil e exterior o reconheceram como Sócio Honorário.
O envolvimento de Paulo com o Rotary começou em Março de 1956, quando ele ingressou no RC de Santos e perdurou até seu falecimento, em 2000. Foi presidente de seu clube, aos 26 anos de idade-1961, Governador de Distrito-1972, Diretor de Rotary International (RI)-1978-80, Vice Presidente de RI-1979-80, e Curador da Fundação Rotária-1981-84.
Em reconhecimento ao seu intenso envolvimento com a causa rotária, Paulo recebeu de Rotary o “Prêmio de Mérito Raimundo de Oliveira Filho”. Da Fundação Rotária recebeu a “Citação por Serviços Meritórios”, o “Prêmio por Serviços Distinguidos” e o título de “Benfeitor”, dada sua atuação decisiva em seus programas, a exemplo da Campanha POLIOPLUS – que visa erradicar a poliomielite do mundo e que lhe valeu ainda o prêmio de “Pioneiro POLIOPLUS”.
A sua escolha para presidir o Rotary International
em 1990-91, foi, portanto, a conseqüência natural de
seu esforço, mérito, reconhecida capacidade de liderança
e crescente envolvimento com o Rotary.
Durante o ano de sua Presidência no RI ele idealizou
e lançou o Programa Preserve o Planeta Terra,
pioneiro na preservação da Amazônia e do Meio Ambiente
em geral, antes mesmo da realização da ECO – 92 no Rio
de Janeiro.
Ao longo do ano de sua Presidência, com a adoção do
simbólico ato do plantio de árvores, foram plantadas
mais de 35 milhões de árvores por rotarianos
ao redor do mundo.
Paulo Viriato foi o terceiro brasileiro,
a presidir Rotary International, uma
entidade humanitária, apolítica e sem vínculos religiosos,
formado por profissionais e pessoas de negócios, líderes
em suas áreas de atuação, que prestam serviços filantrópicos,
fomentam elevado padrão de ética e ajudam a estabelecer
a paz e a boa vontade no mundo.
Rotary International, fundado em 1905, foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. Os mais de 1,2 milhão de voluntários são sócios que pertencem a mais de 31.000 Rotary Clubs em 166 nações. Emprestam seu tempo e talentos em consonância com a máxima rotária de Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Após a presidência da organização, Paulo Viriato permaneceu fortemente envolvido com o movimento, retornando à Fundação Rotária como Curador, atuando como seu Chairman, e assumindo ainda a honrosa missão de Representante Presidencial do RI para as Nações Unidas.