O Presidente (O Rotariano)

IPVCC - Instituto Paulo Viriato Corrêa da CostaPor mais de 40 anos consecutivos Paulo Viriato utilizou suas excepcionais qualidades de líder a serviço do Rotary. Seu trabalho como Rotariano foi reconhecido por meio das mais de 32 condecorações que ele recebeu de prefeituras, governos estaduais e federais no Brasil e no exterior. Quinze cidades no mundo o agraciaram com o título de Cidadão Honorário e mais de uma centena de unidades rotárias do Brasil e do exterior o reconheceram como Sócio Honorário. Mais recentemente foi conduzido ao Conselho Emérito da Revista Brasil Rotário.

O envolvimento de Paulo Viriato no Rotary começou em 7 de Março de 1956, quando ele ingressou no Rotary Club de Santos, contando com apenas 26 anos de idade. Cinco anos mais tarde, em 1961-62, ele assumiria a presidência do seu clube, projetando-se de forma firme dentro do então Distrito 461, que viria a Governar em 1972-73.

O Rotariano O Rotariano O Rotariano O Rotariano

Madre Tereza e Paulo Viriato durante a Convenção de RI em São Paulo em 1981. Reconhecendo a validade de sua presença na Convenção, RI fez expressivo aporte para suas obras no Estado de Pernambuco.

Paulo Viriato, ou PauloPlus, como era carinhosamente chamado por seu irrestrito envolvimento com a erradicação da poliomielite, dentro da Campanha PolioPlus da Fundação Rotária.

Paulo Viriato (ao centro), quando Chairman da Fundação Rotária em 1995-96, ladeado pelos Curadores.

Com o Papa João Paulo II, Rita e Paulo Viriato, durante a audiência exclusiva ao Board de RI à época da Convenção em Roma, em 1979.

Pouco tempo depois, em 1978-80 Paulo Viriato já estaria servindo Rotary em âmbito internacional, como Diretor de R.I., oferecendo uma atuação tão marcante que seus próprios companheiros o escolheriam para ocupar o cargo de Vice Presidente em 1979-80, último ano de seu mandato como Diretor, para logo a seguir, em 1981, tornar-se Curador da Fundação Rotária no período 1981-84. Nesse mesmo ano Paulo Viriato ainda estaria à frente do comitê da 72ª Convenção do Rotary em São Paulo, que alcançou o mais retumbante êxito.

Por seu intenso e destacado envolvimento com a causa rotária, Paulo Viriato recebeu o Prêmio de Mérito Raimundo de Oliveira Filho, concedido anualmente a um Rotariano de destaque no Brasil. Da Fundação Rotária recebeu a Citação por Serviços Meritórios, o Prêmio por Serviços Distinguidos e o título de Benfeitor, pela atuação decisiva em seus programas, a exemplo da Campanha PolioPlus – que visa erradicar a poliomielite do mundo até o ano 2005 – o que lhe valeu ainda o prêmio de Pioneiro PolioPlus.

A sua escolha para presidir o Rotary International em 1990-91, portanto, mais que uma surpresa, foi a consequência natural de seu esforço, mérito, reconhecida capacidade de liderança e crescente envolvimento com o Rotary.

Após a presidência da organização, Paulo Viriato permaneceu fortemente envolvido com o movimento, retornando à Fundação Rotária como Curador no período 1991-97, atuando como seu Chairman no ano rotário 95-96 e assumindo ainda na mesma época, para o período 1994-98, a honrosa missão de Representante Presidencial do RI para as Nações Unidas.

No decorrer de seus mais de 40 anos de vida rotária, Paulo Viriato presidiu e tomou parte em mais de 23 Comitês de Rotary International e de 11 Comitês da Fundação Rotária. Participou de mais de 25 Convenções de RI e atuou em mais de seis Conselhos de Legislação. Representou o Presidente de RI em mais de 45 Conferências Distritais ao redor do mundo e em mais de 20 Institutos Rotários Regionais. Com o mesmo entusiasmo atuou como Group Leader, presidiu Conferências, moderou Fóruns Rotários e convocou Institutos, representando Rotary em toda a extensão do Ideal de Servir, visitando mais de 158 países, tendo sido recebido pelo Papa, por reis, rainhas, presidentes e chefes de Estado.

Nossa Localização

Mapa de LocalizaçãoAvenida Ana Costa nº 151 – Cj. 84
CEP: 11060-001 - Santos - SP - Brasil

Veja mapa de localização