IPVCC - Projetos

Projeto UmaPaz

UmaPaz - Universidade aberta ao Meio Ambiente e da Cultura de Paz, é um departamento de Educação Ambiental e de Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, instalada a Av. IV Centenário, 1268 portão 7-A do Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

Iniciou suas atividades em janeiro de 2006, com o propósito de sensibilizar, informar e capacitar pessoas, na Cidade de São Paulo, para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, tendo como valores a responsabilidade ambiental, a cultura de paz, o acesso universal à informação, a transdisciplinariedade e a interculturalidade.

A UmaPaz conta com uma equipe multiprofissional própria, composta por 17 educadores (físicos, biólogos, geógrafos, sociólogos, comunicólogos, pedagogos) e com professores que são contratados por hora/aula para programas e temas específicos.

Objetivo: Certificação e transformação do prédio da Umapaz, no Parque do Ibirapuera, em exemplo de sustentabilidade.

Tornar a edificação e a produção dos serviços da Umapaz exemplares em relação à sustentabilidade, gerando coerência entre o que se fala e o que se faz e ensinando pelo exemplo.

O prédio tem mais de cinqüenta anos sem ter passado por modificações expressivas, apesar da mudança de uso, a certificação (selo verde) implicará reformas para adequar o processo de trabalho, o aproveitamento e uso de água e energia, a adaptação de mobiliário, entre outras providências.

Um projeto básico foi elaborado pelo escritório de arquitetura de dois professores da Umapaz. Esse projeto prevê reformas e adaptações na área e prédio, visando melhorar o aproveitamento do espaço e a gestão predial, com soluções para esgoto, água e energia. Prevê, por exemplo, todo o circuito de captação, tratamento e aproveitamento de água da chuva, de modo que os alunos aprendam com o próprio sistema do prédio.

Além da reforma da infraestrutura, também os ambientes precisam ser adaptados. A Umapaz conta com dois auditórios; um com 200 e outro com 150 lugares, duas salas de aula com 50 lugares cada uma, uma sala de atendimento de grupos de crianças com 40 lugares, um salão de exposição, uma biblioteca com sala de leitura, além dos ambientes de trabalho técnico e de apoio logístico.

Projeto UmaPaz Projeto UmaPaz

Nossa Localização

Mapa de LocalizaçãoAvenida Ana Costa nº 151 – Cj. 84
CEP: 11060-001 - Santos - SP - Brasil

Veja mapa de localização